Causos do cotidiano contados por mim mesmo

quarta-feira, setembro 05, 2007

Como sugar o google

Se você, da mesma forma que eu, acha que o google serve só pra fazer buscas, saiba que está deveras enganado.

O google tem diversas utilidades. Algumas úteis, outras inúteis e outras que não fedem nem cheiram.

E procurando algo no google, eu achei nesse blog aqui um resumo de todas (ou quase todas) as utilidades desse site.

Confira.

1 - Buscando por uma coisa ou outra

O Google sempre busca por páginas que tenham todas as palavras que você digitou. Isso ajuda a peneirar os resultados, mas às vezes peneira tanto que você acaba não encontrando nada. Use a opção OR para encontrar páginas que tenham uma palavra OU a outra. Você pode usar também o caractere “|” (traço vertical) no lugar do OR.

Exemplo: traktor OR deckadance OR final scratch

2 - Procurando por frases inteiras

É ao contrário da dica anterior. O Google procura por todas as palavras, mas em qualquer parte do texto da página. Se você colocar as palavras entre aspas, ele vai procurar exatamente o que está dentro delas, ou seja, só páginas em que as palavras apareçam juntas.

Exemplo: “traktor scratch”

3 - Excluindo resultados que tenham alguma palavra

Às vezes você está buscando por alguma coisa que tenha duplo sentido. Você pode estar procurando por uma empresa chamada Traktor, e o Google pode estar trazendo páginas sobre o programa para DJs. Pois bem, utilize o sinal de menos (”-”) na frente de uma palavra para excluir páginas que a contenham.

Exemplo: traktor -dj

4 - Procurando por palavras parecidas

Existem certas palavras que tem muitas variações. Se você usar o sinal de til (”~”) na frente de uma palavra, o Google vai procurar não só por ela mas por sinônimos dessa palavra também.

Exemplo: letras de ~canções

5 - Utilize um caractere coringa

Essa é boa para encontrar um pedaço de um texto mas que você não se lembra direito. Por exemplo, você quer achar uma letra ou nome de música que você sabe o começo e o final de uma frase, mas não lembra do meio dela. Use o asterisco (”*”) para dizer que qualquer coisa entre aquelas palavras está valendo. Ele também pode ser usada para restringir sua busca a um determinado tipo de site

Exemplo: “knights * jaguar”
Outro exemplo: wallpaper *.art.br

6 - Use a opção de busca avançada

Não precisa decorar estas opções todas. Existe a opção “Pesquisa Avançada” que apresenta um formulário bem completo com estas e muito mais opções. Experimente!

7 - Busca também é dicionário

Existe um comando no Google muito legal que é o “define:” (defina). É como se fosse um dicionário, mas baseado em busca, e mostra definições de vários sites sempre que disponíveis, ao invés de uma só. Ideal para comparar diferentes interpretações de uma palavra.

Exemplo: define: mp3

8 - Fazendo contas com o Google

O Google funciona como calculadora. Você pode digitar fómulas aritméticas e ele calcula pra você. Vai desde o mais básico “2 + 2″ até expressões mais avançadas.

Exemplo: (1000 - 350) * 2

9 - Buscando apenas em uma intervalo de números

Quer achar as músicas mais famosas de uma determinada época? Então utilize dois pontos (”..”) entre um número e outro, e o Google vai trazer apenas resultados que tenham números dentro do intervalo que você definiu.

Exemplo: grammy awards 1980..1985

10 - Faça uma busca em apenas um determinado site

Muitos sites têm busca, mas muitos deles conseguem a peripécia de não oferecer busca alguma. Ou às vezes oferecem buscas que não funcionam direito. Use o comando “site:” junto do domínio onde você deseja buscar, e o Google dá conta do recado.

Exemplo: techno site:submusica.com

11 - Encontre páginas que fazem link para uma outra

Uma forma muito interessante de fazer uma busca “de trás pra frente”. Digamos que você encontrou uma página muito legal. O Google ajuda a descobrir que outras páginas fazem link pra esta. É uma boa forma de você encontrar conteúdo relacionado ao dela, afinal se outras páginas fizeram link, provavelmente eles falam do mesmo assunto.

Exemplo: link:www.ministryofsound.com techno

12 - Utilize buscas verticais

Buscas verticais que fazem buscas somente de um tipo de assunto ou conteúdo. A busca padrão do Google tenta achar de tudo um pouco. Mas se você já sabe o tipo de conteúdo que procura, pode ter resultados muito melhores se usar uma busca dedica.

Exemplos de buscas verticais do Google: Imagens, Notícias, Blogs e Livros

13 - Busque apenas por conteúdo musical

Uma opção legal é “music:”. Isso dispara a busca específica por conteúdo sobre música do Google. Você pode usá-la em qualquer um dos sites do Google — o único problema é que esta opção funciona no Google Brasil, mas ainda apresenta somente resultados em inglês. Tem também a função “movies:” para filmes.

Exemplo: music:”james brown”

14 - Faça conversão de medidas (em inglês)

Esta infelizmente ainda não funciona por aqui, mas você pode usar o Google para fazer conversões de pesos, medidas, e até de moedas. Infelizmente, só pra quem usa o Google americano, que fica em www.google.com (sem o .br). É só escrever a frase e ele faz a conversão.

Exemplo: 100 dollars in reais
Outro exemplo: 25 lbs in kg

15 - Procure apenas por determinados tipos de arquivo

Esta é muito legal: utiize o comando “filetype:” acompanhado da extensão do arquivo que você quer, e o Google restringe a busca somente ao tipo de arquivo. PDF, documentos do Word, planilhas do Excel são algumas da extensões suportadas.

Exemplo: partitura filetype:pdf

16 - Especifique em que parte da página buscar

O Google oferece várias opções para você buscar pelas palavras em uma parte específica da página. Isso pode ajudar muito a filtrar quando você tem diversos resultados. Os operadores são “inurl:” (apenas no endereço das páginas), “intitle:” (apenas no título), “intext:” (apenas no texto) e “inachor:” (apenas nos marcadores do corpo do texto).

Exemplo: fotos inurl:madonna

17 - Utilize o cache do Google

A página acabou de mudar seu conteúdo e não tem mais o que você queria? Corra pra ver se ainda está no cache do Google. De tempos em tempos, o Google varre os sites para catalogá-los, e quando ele faz isso, guarda uma cópia da página para poder processá-la depois. Estas páginas guardadas chamam-se cache, e você pode dar a sorte de encontrar algo que não está mais nas páginas porque ele ainda não passou lá no tal site novamente.

Exemplo: cache:www.submusica.com

18 - Converse com o Google e faça perguntas

Esta é a última mas talvez a mais importante dica. Normalmente as pessoas começam fazendo buscas simples, e à medida que vão se perdendo em meio aos resultados, vão peneirando a busca colocando mais palavras na consulta. Faça o contrário: comece logo fazendo uma pergunta um pouco mais detalhada, como se estivesse pedindo ajuda a alguém. O resultado pode te supreender.

Exemplo: como converter vídeos para o ipod?



blog comments powered by Disqus