Causos do cotidiano contados por mim mesmo

terça-feira, dezembro 12, 2006

Divulgação


Ultimamente tem acontecido uma coisa interessante: Passei a comentar em mais blogs. Antes eu lia mas só comentava em alguns, agora eu continuo lendo muitos, e sempre que existe um texto interessante eu comento. Quando o texto não tem nada a ver, eu continuo sem comentar.


Mas o que eu ia falar mesmo era o seguinte: Agora que eu estou comentando em mais blogs, tenho recebido mais comentários também. Sabem porquê?


- Por quê as pessoas só comentam no seu se você comenta no delas? - Diria um leitor astuto.


Não. O lance é que se eu não divulgar a bagaça como é que as pessoas vão adivinhar que eu tenho um blog? Impossível. A não ser aquelas pessoas que chegam aqui procurando "como roubar comunidades do orkut", mas isso é coisa de doente, e esses eu nem quero que visitem isso aqui.


E pensando em como fazer para angariar mais leitores, comecei a ver quais as fontes que trazem visitantes, e é isso que vou listar abaixo:


- Boca a boca: Ou melhor, comentário a comentário. Essa é a maneira mais usada pelos blogueiros. Mas existe um "truque": Não faça comentários do tipo "Noooooooossa! Adorei seu blog. Passa no meu!", ou "Massa teu blog, huahudnlacudgadsgnmladg!". Nós, blogueiros sérios (se é que existe isso.), odiamos esse tipo de comentário/spam. O que nós queremos é que vocês comentem sobre o que nós escrevemos, que dêem opiniões, sugestões, que exponham sua visão sobre o que foi escrito. Se vocês fizerem isso direitinho, podes crer que vamos visitar o seu blog, nem que ele seja uma merda e nós não voltemos lá mais. Mas se seu comentário for lúcido, vamos ficar curiosos de saber quem foi que comentou. Mas se você insitir em comentar no estilo "passa no meu", o máximo que você vai conseguir é ser ironizado nos comentários.


- Orkut: Dizem que é uma maravilha para divulgar blogs. Eu também acredito que seja, pois se vendem até drogas pelo orkut, porque não poderíamos vender nosso peixe também? Não tenho como afirmar isso pois não tenho perfil no orkut, então...


- Parcerias: Se você tem um blog legal, com textos interessantes e com um layout bacana, você pode fazer parcerias com outros blogs. Enquanto você indica o blog parceiro para os seus leitores, os parceiros te indicam também. Isso funciona. Mas lembre-se de ter um blog com conteúdo, senão complica. Eu por exemplo não tenho nenhum parceiro, então não sigam o meu exemplo.


- Fóruns: Participe de fóruns e deixe sempre seu link na assinatura. Quando rolar uma discussão boa, e seu comentário for embasado e com conteúdo, as pessoas vão querer ler o blog da pessoa que escreveu aquilo, e é aí que você ganha mais leitores.


- Amigos: Tenha amigos, virtuais ou não, pois eles te ajudam muito. Esse tipo de publicidade é boa em certa parte, pois os caras estão sempre indicando teu blog, comentando nele, dizendo coisas boas. A parte ruim dos amigos, é que mesmo se o seu blog for ruim eles vão indicar do mesmo jeito, e as chances de as pessoas entrarem e não voltarem nunca mais é gigante.


E vocês conhecem outras formas de divulgar o seu blog? Sugestões nos comentários ou para bruno.psycho@gmail.com




Technorati : , , ,



blog comments powered by Disqus