Causos do cotidiano contados por mim mesmo

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Preconceito


Eu estive pensando sobre o preconceito.


Como definir o que é preconceito e o que não é?


Li uns dias atrás, não lembro onde (gostaria de lembrar, pois sempre dou os créditos devidos), que o preconceito está na cabeça de quem o recebe, e não de quem faz. Um exemplo usado por quem escreveu, não nessas exatas palavras, foi o seguinte:


"Você chama uma pessoa de negão. Se ela se ofende, é porque a preconceituosa é ela. Se ela não liga, logo vão esquecer e parar de pertubá-la."


Não sei não, mas isso me cheira a papo furado. Quer dizer que eu tenho que gostar que as pessoas me ofendam? Será que uma pessoa que não tem intimidade comigo, tem o direito de me chamar por qualquer nome e eu ainda tenho que ficar quieto? Ou talvez eu deva aplaudi-la, quem sabe?


Outra desculpa comum dos racistas é o "Eu tenho amigos negros/viados/pobres, então não tem como eu ser racista!", isso depois dele chamar a atendente do mercado de macaca, pois a mesma demorou a atendê-lo. E a atendente não agradeceu o fato dele chamá-la de macaca! Mal educada.


Outro tipo de racismo velado é quando chega alguém pra te contar que fulano fez isso e aquilo, "mas que fulano". "Aquele que mora ali, um "moreninho" sabe?". Moreninho? O cara tem a cor do Lázaro Ramos e o chamam de moreninho? Qual o problema em dizer "Aquele neguinho que mora ali em baixo."? Será que ele vai morrer por isso? Tenho pra mim que não.


Anotem isso: Pessoas negras tem orgulho do que são. Eles gostam de ser chamados de negros. Na verdade eles adoram, pois é o que eles são. Nunca chegue para um negro e diga que um outro negro é moreninho. Ele é negro, pronto. Só não o faça de forma ofensiva ou pejorativa, como nos exemplos abaixo:


- Olha lá! Já tá fazendo besteira. Tinha que ser preto mesmo!


- Hoje no ônibus me deu um medo. Subiram uns três neguinhos e ficaram lá atrás. Parecia que iam assaltar!


Nunca, jamais, de forma alguma, julgue as pessoas pela cor da pele, pois isso é muuuuuuito feio. Fora que você pode se enganar feio, e ser assaltado por aquele playboy que mora perto da praia.


Mas eu me desviei do assunto principal, que era sobre o preconceituoso ser quem recebe a ofensa. Como diriam Pen and Teller: "Bullshit!"


Sendo assim, cuidado com o que você fala, pois o receptor pode não gostar, e aí, quem se encrenca é você. Fora que é ótimo ter amigos, correto?


E mais uma coisa: Sabe aquele seu amigo negro que vc adora chamar de macaco e dizer que preto só faz merda, e ele te devolve um sorrisinho amarelo? Sim, ele também não gosta quando você fala isso, e a vontade dele é te matar. Mas ele é seu amigo (não sei porquê), e prefere não arrumar tumulto. Mas tome cuidado, pois um dia ele pode não acordar bem, e a coisa pode ficar ruim pro seu lado.


Uma coisa que eu estava esquecendo, mas que pra mim é uma das maiores provas do preconceito existente nesse país: Cotas para ingressar na universidade. Existe coisa mais preconceituosa que essa? Será que os negros não tem condições de entrar na faculdade por méritos próprios? E os que entram por méritos próprios? Vão ser sempre olhados com desconfiança: "Vou ser atendido por esse médico negro? Mas ele nem deve saber o que está fazendo. Entrou na faculdade apenas por ser negro."


Lei de merda. Mas tem gente que gosta de esmola, fazer o quê?


E você? O que acha?




blog comments powered by Disqus