Causos do cotidiano contados por mim mesmo

terça-feira, março 06, 2007

Considerações sobre o Big Brother Brasil


Estamos em época de BBB, e é comum você ler em todos os cantos sobre pessoas que dizem:



"Eu não vejo BBB porque é tudo armado!"


"BBB? Eu que não vejo aquela merda. Não perco meu tempo."


"De vez em quando eu vejo o BBB, quando não tenho nada pra fazer."


"Vejo BBB sim. Mas pra poder criticar né?"



E tem as pessoas que assumem que gostam do programa e assistem todos os dias, esperando paredões, provas do líder, anjo e afins.


Eu não assisto, e não vou utilizar nenhum dos argumentos acima para justificar minha opção. Já fui mais crítico com esse programa, mas hoje minha opinião é outra. Eu não vejo, pura e simplesmente por não gostar do formato do programa. Tentei assitir a primeira edição, não cheguei a ver nem até a metade, e de lá pra cá nunca mais assisti. Se eu vou dizer pra alguém não ver? De forma alguma.


Se é armação? Não sei. Algumas pessoas que trabalham no projac já me disseram que suspeitam que sim, e eu particularmente acho que sempre precisa haver alguma armaçãozinha pra que tudo dê certo. E esse fato abomina a Globo e o programa? De jeito nenhum. Isso é normal em todas as emissoras.


O que importa para uma emissora de televisão é o ibope. Se você tiver um ibope baixo, você não consegue bons anunciantes, e nem pode cobrar caro por um espaço na programação. E o BBB hoje é um dos programas com mais ibope da tv brasileira. Vocês já imaginaram quanto um anunciante tem que pagar por um anúncio de 30 segundos nos intervalos do Big Brother? Uma fortuna! E se for preciso algumas armações para conseguir ibope, pode crer que ninguém vai ter escrúpulos de não armar nada.


Todos os participantes são escolhidos por fitas que mandam? Não sei, mas se eu fosse diretor de um programa desses, e só chegassem fitas com gente feia e sem noção (como as que são exibidas no programa "nem Big e nem Brother", que passa no multishow), com certeza eu procuraria pessoas bonitas, polêmicas e mais interessantes em qualquer lugar. Na praia, na balada, no parque de diversões. É o meu emprego que está em jogo, e eu tenho a responsabilidade de fazer um programa que prenda a atenção do público.


O porque de tanto ibope? O povo brasileiro é voyeur por natureza. Nós gostamos de saber o que está acontecendo na vida dos outros. E foi justamente isso que me fez não gostar do programa. Eu não me interesso muito pela vida de terceiros, e sendo assim, o programa não tem apelo pra mim.


Vocês nunca vão me ver chamar os telespectadores do BBB de burros, e nem que o programa é sem noção e tal. Eu simplesmente não gosto, mas não discordo de quem goste. O único problema é que eu fico sem assunto quando as pessoas vão conversar em um grupo grande, pois o assunto sempre parte pra esse lado e eu fico totalmente por fora.


Sendo assim amigo leitor: Se você gosta de assistir Big Brother, continue assistindo, pois um programa com tanto ibope não pode ser de todo ruim, e se você não gosta, junte-se ao clube.




Technorati : , ,



blog comments powered by Disqus