Causos do cotidiano contados por mim mesmo

domingo, agosto 05, 2007

Criança Esperança


Todo ano, quando começa o Criança Esperança os comentários são os mesmos, as pessoas dizem que não dão dinheiro porque não sabem pra onde vai o dinheiro, outros dizem que o dinheiro vai pra Globo, outros dizem que a Globo se aproveitas das doaçõs para abater no imposto de renda. Mas o que é verdade e o que não é?


Nos últimos dias tenho lido em muitos blogs sobre essa "artimanha" da Globo para pagar menos imposto de renda. As acusações são sempre as mesmas. Mas agora a Unesco resolveu divulgar uma nota sobre o assunto, segundo reproduzo, em partes, abaixo:



Em virtude de mensagens que circulam na internet com falsas informações sobre o Criança Esperança, A UNESCO esclarece que:


1. As doações para o Criança Esperança são diretamente depositadas em conta administrada pela UNESCO, que destina esses recursos (...) para projetos sociais (...) no Brasil. Nenhuma doação (...) passa pela Rede Globo.


2. Por se tratar de uma agência das Nações Unidas, doaçõespara a UNESCO não são dedutiveis do Imposto de Renda, que veta supressão de contribuições feitas a organismos internacionais. (...) é inverídica a suposição de que a Rede Globo obtém benefícios fiscais (...).


3. Todo ano (...) a Rede Globo e a UNESCO divulgam (...) o trabalho realizado pelos projetos sociais que recebem recursos (...). A lista completa dessas iniciativas está no site www.criançaesperança.com.br(...).



Sendo assim, em quem acreditar? Realmente doações para orgãos internacionais não são dedutíveis do imposto de renda, como eu pude comprovar com uma pergunta feita a um contador, então posso afirmar que a Globo não se beneficia mesmo nessa parte.


E isso só vem a provar que não dá pra acreditar em todas as notícias que você recebe por email ou lê no seu blog preferido. Sempre procure checar todas as informações que lhe são passadas, para você não fazer papel de salsinha.


A única coisa que eu fico a me perguntar é: Porque só a Globo transmite o evento? Não seria melhor se todas as tvs abertas o fizessem? Assim, teoricamente, seria atingido um público maior e o volume de doações seria maior, certo? Não basta a Globo monopolizar o futebol, fórmula 1, vôlei, atletismo, bola de gude e afins, e ainda tem que monopolizar até os pedidos de ajuda? Seria algo a se pensar.


E não, eu nunca doei e provavelmente não doarei um real ao Criança Esperança, afinal, estou esperando doações para a minha pessoa.




Technorati : , , ,



blog comments powered by Disqus