Causos do cotidiano contados por mim mesmo

segunda-feira, setembro 17, 2007

Como estou me livrando da pirataria

Sempre usei muitos programas piratas, a começar pelo sistema operacional, já que não tenho condições de bancar os altos preços cobrados por esses programas.

Mas resolvi que vou aos poucos exterminar tudo que seja pirateado (exceto as músicas) do meu computador, e a primeira ação foi formatar o bichinho e começar tudo do zero.

Continuo usando um sistema operacional pirata, pois ainda não estou totalmente confiante para migrar para o linux, mas assim que montar uma segunda máquina e fizer os testes necessários, adeus windows. Ainda tenho muita coisa para instalar, mas já comecei a migrar para alguns programas gratuitos, conforme a lista de alterações abaixo:

- No lugar do photoshop estou usando o GIMP. Não tem todas as utilidades do photoshop, mas pra mim tem sido muito útil, além de muito mais leve;

- No lugar do office, instalei o BRoffice, que também não é nenhuma maravilha, mas para o serviço básico funciona maravilhosamente bem, e no quesito leveza também dá um banho no da microsoft;

- No lugar do Winrar (o melhor compactador de arquivos), estou usando o Unzip Them All. Funciona direitinho;

- No lugar do Norton Antivirus, estou usando o AVG free Antivirus. Muito leve, e por ter atualizações diárias, estou sempre bem protegido. Não deve nada ao antivirus pagos.

Fora esses programas que eu substitui, existem outros que eu já usava, são grátis e muito úteis:

- Zone Alarm: Firewall muito bom. Só permite "intrusões" se você permitir. Bloqueia a maioria dos ataques externos a sua máquina.

- Spybot Search and Destroy: AntiSpyware e adware muito bom e com versão em português. Ótimo item de segurança.

- Firefox e Thunderbird são mais alguns serviços que eu sempre usei, mas esses eu acho que nem precisam de indicação né?

Alguém pode perguntar: "Mas se você estava usando programas piratas anteriormente e nunca teve problema, porque agora vai migrar para programas relativamente piores? Só porque são gratuitos?"

A resposta é a seguinte: Mesmo achando uma grande sacanagem os altos preços cobrados por essas empresas, tenho que entender que muito tempo e dinheiro é gasto no processo de criação desses programas e nada mais justo do que se pagar por eles. Acho pirataria uma grande sacanagem com os desenvolvedores, e se existem opções equivalentes, gratuitas e legalizadas, qual o problema em usá-las? Só pelo prazer de achar que você é o "phodão" por estar usando aquele programa famoso sem pagar nada por ele? Isso é besteira. Total.

Por enquanto são essas as dicas, mas conforme eu for testando outros produtos gratuitos, volto a falar algo sobre eles aqui.

PS: Também aceito um patrocínio da Microsoft, afinal, eu não sou orgulhoso né?

Technorati Marcas: , ,



blog comments powered by Disqus