Causos do cotidiano contados por mim mesmo

quarta-feira, outubro 03, 2007

Usura Não!

Mais uma campanha que parte do Treta.

Mas que diabos seria isso?

Nas palavras do próprio treta:

O ato de "linkar" é, senão o maior, um dos maiores diferenciais da mídia cibernética. A revolução do hypertexto veio com o intuito de permitir que o editor vinculasse um endereço de internet a uma determinada palavra ou expressão dentro de seu texto, direcionando o seu querido leitor a um novo destino - pela bagatela de um clique de mouse.

Imagine se você pudesse encostar o dedo numa palavra qualquer em uma notícia de jornal para acessar outras publicações a respeito. Agora imagine um editor que tem a chance de tornar isso realidade em seu veículo de comunicação e se recusa a permitir que seus leitores tenham acesso às fontes de referência por pura preguiça, ou vaidade, ou preciosismo, ou avareza...

Ainda mais deprimente é ver um autêntico blogueiro, alguém que nasceu na várzea do Blogspot e conhece muito bem a relevância de um link recebido, amarrando miséria na hora de fazer referência ao trabalho alheio.

A verdade é que toda esta campanha se inspirou na notória, injustificada e compulsiva necessidade kibeana de não-linkar. Dentre milhões de casos similares relatados por todos os blogueiros que já se relacionaram de alguma forma com Tabet, houve uma vez em que o Kibe mencionou o nome do DJ Raphael Mendes, seu assíduo colaborador, umas dezoito ou dezenove vezes num mesmo post sem abrir um único mísero link para o blog do "parceiro", o Bobagento.

Trocando em miúdos, é o seguinte: Achou algo na internet (em blogs ou não) e achou interessante para postar no seu blog? Linke a fonte. Além de não doer nada, seu blog não vai ficar tachado de copiador, você apenas está "repassando" uma informação que pode ser interessante ou importante para outros, e não custa nada dizer de onde você pegou a informação.

Pelo contrário, se você não linkar e alguém souber de onde você "catou" a notícia, aí sim você vai ficar mal falado.

Quem quiser participar da campanha (que é muito mais funcinal que a merda de campanha da oi), visite o treta para mais informações.

Technorati Marcas: , ,



blog comments powered by Disqus