Causos do cotidiano contados por mim mesmo

segunda-feira, outubro 01, 2007

Vamos renovar as idéias!

Na blogosfera é assim: Você tem uma idéia boa e a coloca em prática. Sucesso total! Todos comentam sobre a sua idéia. Aliás, como ninguém tinha pensado nisso antes? Por um tempo as pessoas se contentam em divulgar o seu trabalho, mas depois de algum tempo todos acham melhor consertar os erros que você cometeu, e fazem uma adaptação do seu trabalho corrigindo as injustiças.

Querem exemplos práticos?

Primeiro o Dhamer criou o "Mapa da Blogosfera Brasileira" e criou um bafafá tremendo por aí. Depois de um tempo de reclamações, resolveram criar um outro lado da blogosfera, com os blogs esquecidos pelo Dhamer. Como previsto, não está tendo 25% da repercussão que teve o mapa do Dhamer.

Outras idéias foram criadas pegando carona no mapa do Dhamer. Foi assim com o super trunfo blogs, que teve como vantagem ser uma idéia inovadora, mesmo tendo como princípio, segundo o próprio Ivo, o tal mapa.

Daí criaram o Super Tazo Blogs e o Deskblog, com o mesmo princípio. Exatamente tudo muito igual.

Mas se é tudo igual, porque o sucesso não é tão grande quanto o que o Dhamer fez com o mapa dele? Simples. A idéia não é inédita. É apenas uma cópia de algo que já foi explorado e que já deu o que tinha que dar.

Motivos para dar errado não faltam. Além da perda de interesse por parte das pessoas, pela sensação do "eu já vi isso em algum lugar", tem o lance das injustiças, assim mesmo em itálico, pois se o cara fez um mapa seguindo critérios definidos por ele, que injustiça está sendo cometida? Se não está lá é porque ele não queria que estivesse, simples assim.

De todos esses produtos que lançaram, meu blog não está em nenhum. Injustiça? Lógico que não. Apenas os criadores não acham que meu blog mereça estar na galeria (a maioria nem conhece meu blog) e eu não tenho direito nenhum de reclamar. Dos blogs que estão no mapa do Dhamer, tem uns 10 que eu acho uma bosta e outros tantos que são idênticos e podiam estar todos jogados uns em cima dos outros, mas o Dhamer usou o critério que ele achou que tinha que usar e pronto.

Querem fazer algo que dê o que falar? Façam algo realmente novo. Depois é só colher os louros da vitória.

PS: Eu falei tanto mal da prática mas tenho um post na manga que é inspirado em outra idéia, e provavelmente vai ser um fracasso por conta disso. Vamos ver se funciona. Se não funcionar, esse post vai estar mais certo do que nunca.

PS2: Esse texto foi inspirado nesse post do Cardoso.

PS3: Não estou querendo dizer com isso que as pessoas estão proibidas de utilizar tal prática, mas tem uma hora que os leitores cansam de ver a mesma coisa e querem coisas novas. E rola também uma certa decepção de quem faz algo inspirado em outra idéia: Como o sucesso não é o mesmo, o cara acha que está sendo desprezado.

Technorati Marcas: , ,



blog comments powered by Disqus