Causos do cotidiano contados por mim mesmo

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Eu não tenho perfil no orkut

A afirmação do título lhe parece mentira ou loucura? Mas o fato é que é verdade. Eu não tenho perfil no orkut. Já tive, mas cometi orkuticídio há mais de um ano e não me arrependo por isso. Os motivos? Aí estão:

- Falta de amigos de verdade:

Eu tinha 64 amigos no meu perfil, sendo que quase 30% deles eram pessoas que me adicionavam por terem "gostado do que eu escrevi na comunidade do fulano de tal". Quem diabos tem 64 amigos no orkut?

- Falta de necessidade:

Eu conheço muita gente que usa o orkut como chat. É scrap pra cá, scrap pra lá e ponto. Mas já inventaram o messenger o Yahoo Messenger, o Google Talk e o Skype, entre outros. E nesses você ainda pode fazer conferência com áudio e vídeo. Fantástico não? Fora que para mim o orkut só estava sendo útil para lembrar das datas de aniversários alheios. Mas para que eu quero saber a data do seu aniversário se eu não vou te dar nada? Só pra te mandar um scrap desejando felicidades? Eu prefiro fazer isso pessoalmente. E se você morar longe, eu te mando um email, ok?

- Excesso de "sem noção":

Quando eu ainda tinha um perfil, e isso faz tempo, aquele lugar já estava virando um antro de idiotas sem noção que entram nas comunidades para participar do game "Beija, estupra ou soca a cara?". E agora com a função html (que graças ao Bom Deus eu só acompanho de fora) a quantidade de gifs piscantes nas páginas de recados são de doer os olhos. Porque uma pessoa fica procurando imagenzinhas pela internet quando ela pode mandar a mesma mensagem com um simples texto escrito por ela mesma, que para mim tem muito mais valor do que essas imagens pré-produzidas.

- Ataques de Hackers, spammers e afins:

Isso é um saco. Mesmo que a porcaria do script que te infecta seja "inofensivo", isso torra a paciência. Em vez do cara gastar o tempo de forma produtiva, procurando algo realmente útil pra fazer, o sujeito fica estudando falhas no orkut para "pregar peças" nas outras pessoas. São roubos de comunidade, scraps que te fazem entrar em comunidades aleatórias, scripts que travam a porcaria da página...e tudo isso está tão evoluído que você nem precisa mais ser imbecil e clicar no "fotosdafesta.exe" para ser infectado.

Um exemplo recente: Um sabichão que deve ter uma vida social maravilhosa (o cara tem um blog porra!) criou um scrap que infecta sua máquina apenas de você abrir a páginas de recados. Uma vez infectado você é automaticamente inserido na comunidade "Infectados pelo vírus do orkut" e manda scraps com o mesmo código para todos os seus amigos, que por sua vez são infectados e continuam espalhando a merda do código para outras pessoas. Qual o objetivo? Nenhum aparente, mas talvez o queira esteja querendo atrair visitantes para o blog dele e conseguir alguns cliques (que seriam realmente bem vindos), mas para mim não passa de perda de tempo útil.

Nós reclamamos dos analfabetos digitais, mas em ver de fazermos algo para melhorar a qualidade da internet, criamos "pegadinhas" para torrar a paciência dos outros. Nós somos realmente fantásticos!

Para saber mais sobre esse vírus do orkut, sigam os links abaixo:

Post do And After com um dos infectados falando sobre o ocorrido e com uma solução para o caso.

Post do Brogui com outra solução diferente.

Post do hacker fodão explicando sobre o tal vírus.

São por essas e outras que eu não tenho mais perfil no orkut. E dou graças a Deus por isso. Bando de inútil*.

*Se você usa o orkut de alguma forma produtiva, esse termo não se aplica a você, ok?

Marcas Technorati: ,



blog comments powered by Disqus