Causos do cotidiano contados por mim mesmo

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Mendigos na rua. A culpa é sua!

Parece radical mas não é.

Em todas as grandes metrópoles - e algumas pequenas cidades também - existem centenas de pessoas pelas ruas sem moradia e pedindo esmolas nos sinais, nos ônibus, etc. e quase sempre que vemos esse quadro falamos ou pensamos "A culpa é do governo que não dá condições dessas pessoas terem uma vida decente".

Pois saibam vocês que o governo não tem nada com isso. E isso não quer dizer que eu esteja defendendo o governo, já que eles tem culpas em diversas outras situações, mas no casos dos mendigos a culpa é sua. Eu poderia falar nossa, mas eu me eximo de culpa pelo motivo a seguir.

A culpa de existirem mendigos está no fato de que existem pessoas que dão esmolas. Se todos parassem de dar esmolas, as pessoas que pedem teriam que encontrar outro meio de se manter e provavelmente a solução seria trabalhar, nem que fosse vendendo bala por aí.

Alguém pode dizer que se as pessoas não dessem, esses mendigos passariam a roubar, mas o que ninguém diz é que a grande maioria deles já faz isso, então pelo menos vamos dificultar suas vidas. E roubando eles poderiam ser presos, já que a prática da mendicância não é ilícita.

Infelizmente muitas pessoas pedem esmolas por puro comodismo e enquanto existirem pessoas que mantenham esse vício, estaremos fadados a ver seres jogados pelas ruas e na grande parte das vezes explorando crianças para conseguir uma graninha a mais.

Existem milhares de abrigos espalhados pelo país, o que não justifica a pessoa dizer que está passando fome, já que nesses abrigos a comida e a moradia é de graça, e enquanto você está por lá pode sair para procurar um trabalho e ganhar sua vida decentemente e sem precisar se humilhar pedindo por aí.

Para mim o fato da pessoa dizer que está desempregada e para isso precisa pedir dinheiro pra sobreviver nada mais é do que uma desculpa para os conformados, e enquanto as pessoas derem dinheiro ou qualquer outra coisa, essas pessoas não vão sair das ruas.

Sendo assim, deixe de manter a prática da mendicância e faça um favor ao mundo. Pare de dar esmolas. Talvez até seria legal fazer uma campanha né?

E vocês acham o que do assunto?

Marcas Technorati:



blog comments powered by Disqus