Causos do cotidiano contados por mim mesmo

segunda-feira, março 17, 2008

Publicitários querem dizer o que você tem que fazer no SEU blog!

Porque as pessoas gostam tanto de ler blogs? Na minha opinião é por conta da maneira que os blogueiros tratam seu público, com uma certa intimidade, o que faz que as pessoas sintam-se em casa.

Jornais são mais impessoais, o que distancia um pouco o leitor do escritor, sendo simplesmente um meio de "repasse de informação".

Dado esse jeito mais amigão dos blogs, as agências de publicidade estão começando a olhar para esse tipo de mídia, já que um produto recomendado por um blogueiro tem mais crédito do que uma propaganda de jornal ou tv, afinal, é o seu "amigo" que está te recomendando tal produto.

Isso tem se mostrado um ótimo meio de blogueiros ganharem dinheiro e empresas ganharem retorno, uma bela via de mão dupla. Mas infelizmente os publicitários ainda não entenderam como a coisa realmente funciona e na maioria das vezes querem impor ao blogueiro que mostre seu produto da forma que ele quer, com as palavras que ele quer, o que torna o blog um "repassador de informação" o que vai de encontro com o estilo blogueiro de ser.

O que tem sido um grande problema nesse sentido é que muitos blogueiros tem cedido às imposições, o que atrapalha um pouco quem não utiliza dessa prática. Um exemplo? A mais recente treta entre alguns blogs e a Agência Riot, que foi contratada pela Nike para fazer uma campanha visando a recuperação do Ronaldo Fenômeno.

Antes do barraco rolar, eu vi infinidades de posts em blogs que eu leio diariamente sobre o assunto, todos muito parecidos. Alguns na verdade pareciam "copy/paste" uns dos outros. Mas só fui saber o motivo quando o Futepoca resolveu "abrir o jogo" e mostrar na íntegra o email que recebeu da referida agência.

Além do tom crítico - que realmente cabia - o post do futepoca gerou polêmica entre a blogosfera e acabou caindo nos jornais, como essa matéria que saiu no diáio Lance! (clique na figura para aumentar):

A nike tirou o dela da reta e a agência foi na onda, assumindo a responsabilidade e comunicando que o funcionário já nem faz parte da equipe.

Só fico me perguntando porque uma agência de publicidade (que tem blogueiros em seu quadro de funcionários) faz uma coisa desse tipo. Aposto que se a agência entrasse em contato com os blogueiros apenas querendo contratar seus serviços e dando o endereço do site, tenho certeza que a maioria aceitaria fazer um post (usando suas próprias palavras, não as impostas pela agência), pois o Ronaldo é uma figura carismática e todas as pessoas, mesmo as que não gostam muito de futebol tem simpatia pelo jogador.

Espero que esse episódio ensine mais um pouco sobre blogs. Quer que eu anuncie seu produto? Me mostre o que é e eu falo sobre. Tem medo que eu fale mal? Não tem confiança no seu produto? Então nem me mostre.

PS: Se eu não me engano, o Caio do Brogui trabalha na Riot. Se essa informação for verdadeira, ele poderia falar alguma coisa sobre o caso, se é que ele sabe de algo.

PS2: Como previsto, não tem link (url escrita) pra nenhum blog citado na matéria, mas vou fazer minha parte. Os blogs são: Futepoca, Bluebus e Malvado News.

PS3: É um video-game fodão com gráficos fodásticos.

Marcas Technorati:



blog comments powered by Disqus