Causos do cotidiano contados por mim mesmo

segunda-feira, maio 26, 2008

Como identificar um produto/serviço ruim

Esses dias eu estava reparando nas propagandas em tv, blogs, internet em geral e me dei conta de uma coisa: Quando um produto/serviço é ruim ou não tem nada de espetacular, a propaganda dele SEMPRE é uma comparação com o líder de mercado e/ou o principal concorrente.

Não basta dizer que a Pepsi é boa, tem que dizer que a Pepsi é melhor do que a Coca ou é mais "cool". Qual a necessidade da comparação? Falta de confiança no seu produto?

Uns dias atrás eu vi uma propaganda em um blog sobre o serviço de backup da Claro, onde você pode salvar todos seus contatos no site da empresa. Serviço interessante? Mais ou menos, já que qualquer idiota consegue fazer esse tipo de backup com programas gratuitos que você encontra pela internet. Mas o que mais me incomodou foi que o blogueiro teve que citar que "tive um celular da vivo que não me dava a mesma opção.". Alguma necessidade disso?

Vocês já viram algum comercial do Grill do George Foreman comparando ele com algum outro do mercado? Não. Isso é porque é o melhor produto ou porque eles confiam piamente no produto deles? Sei lá, eu não tenho um grill desses (muito caro), mas me agrada muito esse tipo de propaganda que diz: "Meu produto é bom e você deve consumí-lo.". Simples assim.

Sendo assim senhores publicitários, dêem mais ênfase ao produto que vocês estão divulgando, mostrando suas qualidades e não tentando compará-los com os concorrentes, pois isso soa como: "Nós copiamos o produto X, mas o nosso é um pouquinho melhor que o deles. Compra vai.".

Marcas Technorati:



blog comments powered by Disqus