Causos do cotidiano contados por mim mesmo

quarta-feira, junho 04, 2008

Como controlar remotamente o seu computador de qualquer lugar do mundo

Eu sempre quis controlar o computador da minha casa remotamente, já que eu não fico muito em casa e sempre preciso fazer downloads, atualizações, bisbilhotar o que estão fazendo na minha casa, etc, etc. Essa vontade voltou bem forte depois que eu li esse post da Gabi.

Já tinha procurado algumas formas de fazer isso, mas a que vem no próprio windows apesar de ser teoricamente simples, eu nunca consigo acertar as configurações, então desisti.

Então vagando pela internet me deparei com o Logmein. É um site que promete fazer o controle remoto de qualquer computador em qualquer parte do globo terrestre. Fiz o cadastro necessário para testar o serviço e carái! É simples e funciona perfeitamente.

E como eu não sou egoísta, ensinarei a vocês o caminho das pedras. Tentem seguir meus passos:

1 - Entre no logmein. Lembre de fazer isso do computador que vai ser monitorado. No alto à direita uma das melhores coisas: O site é totalmente traduzido para o português, é só escolher essa opção.

2 - Já com o site em português você tem o formulário de cadastro logo abaixo da área de login. Clique em "criar uma conta". Na tela que vai abrir, escolha o produto "Logmein Free" e preencha os dados: email, repetir email, senha, repetir senha, país, uso do programa (pessoal, trabalho ou suporte de TI) e como descobriu o logmein. Mas não clique em "criar conta" ainda. Desça um pouco a barra de rolagem e leia o que aparece depois do botão. Marque ou desmarque as opções que quiser e aí sim clique em "criar conta".

3 - De posse de sua conta já pronta, você deve receber um email para confirmá-la. Clique no link informado e confirme a conta. Faça o login e vc deve ter uma tela como essa abaixo:

Mais uma vez o lembrete: Você deve fazer isto no computador que vai ser controlado remotamente.

4 - Ao clicar em "Adicionar computador" vai ser feito um download do programa. Baixe, instale e ele vai iniciar automaticamente, mostrando um pequeno ícone na barra de tarefas (aquela que fica ao lado do relógio do windows). Não ligue para ele, pois não vai ser usado nunca.

5 - Voltando à sua conta, o(s) computador(es) cadastrado(s) irá aparecer em uma lista e ao lado você vê se ele está online ou não. Estando online é só acessá-lo. (Se você fizer isso no firefox, na primeira vez vai aparecer uma opção para instalar um plugin. No IE eu não sei). Ele vai fazer o sincronismo e pedir usuário e a senha do windows. NÃO É A SENHA DA SUA CONTA NO LOGMEIN. Se o computador que você cadastrou não tem senha, você vai ter que criar uma.

Os computadores online aparecem na cor azul.

6 - Depois disso é só se divertir. Lembrando que para testar o funcionamento do programa você precisa ir para outro computador (óbvio), que tenha acesso à internet (óbvio²) e o computador a ser controlado também deve estar ligado e com acesso à internet (óbvio³). Feito isso você tem total acesso ao computador, podendo utilizá-lo como se estivesse nele. Interessante é deixar uma webcam ligada em casa e saber o que os outros fazem enquanto você está fora. O bom da coisa é que você não precisa  instalar nenhum programa nos computadores que você vai usar para monitorar o seu pc. É tudo feito via browser. Só os pcs monitorados precisam do programa.

Pode parecer meio complexo, mas por ter uma versão totalmente em português, é só ler as instruções que vai tudo muito fácil. Em caso de dúvidas entrem em contato comigo pelo email causoscousas[arroba]gmail.com

PS: Quando você cadastra uma conta "free" eles te dão a "pro" por 30 dias ou 120 minutos (o que vier primeiro). Esse tipo de conta tem muito mais funcionalidades, como trasferir arquivos diretamente de um computador para outro, etc. Caso queiram comprar a conta pro depois do período de testes fiquem à vontade. Caso não queiram as funcionalidades da "pro" simplesmente somem, mas você continua podendo acessar todos os computadores cadastrados remotamente sem problema.

PS2: Esse NÃO é um post patrocinado. Simplesmente gostei do serviço e estou recomendando, mas caso queira uma avaliação do seu produto por aqui é só entrar em contato: causoscousas[arroba]gmail.com

Marcas Technorati: ,



blog comments powered by Disqus