Causos do cotidiano contados por mim mesmo

segunda-feira, julho 21, 2008

Como se comportar dentro de um ônibus

*Este manual foi feito levando-se em consideração os ônibus do Rio de Janeiro, mas muitos tópicos valem para todos os outros estados.

Eu ainda sou pobre e dependo do transporte público para me locomover. Ando de ônibus todos os dias e vejo que muitas pessoas não sabem se portar nesse meio de transporte. Leiam com atenção e aprendam a usar o maldito coletivo.

Para alguns tópicos vocêdeve ter em mente um ônibus do Rio de Janeiro, como esse aí de baixo.

Entrada pela porta da frente e saída pela porta de trás.

1 - É extremamente proibido falar com o motorista, a não ser o indispensável

Parece um tópico bobo, mas tem muita gente que adora ficar batendo papo com o motorista. E esse tópico é ainda mais importante de ser obedecido por mulheres gostosas trajando saias curtas. É humanamente impossível prestar atenção no trânsito dessa forma.

2 - Os assentos marcados de vermelho são para gratuidades

Idosos, gestantes e deficientes físicos tem preferência nesses assentos, então deixa de ser féla-da-puta e evite sentar nesses lugares. E caso sente, dê a vaga assim que alguém com direito a gratuidade suba no ônibus.

E o bom senso também deve funcionar nessas horas. Caso você esteja sentando em qualquer lugar do coletivo e aparecer um idoso, gestante ou deficiente físico, ceda a sua vaga.

3 - Estudantes da rede pública SEMPRE devem ceder seus lugares.

E não importa para quem. Aqui no Rio estudante da rede pública não paga passagem (nem todos os estados do Brasil agem da mesma forma), então sempre devem ceder seus lugares para qualquer pessoa que tenha pagado passagem. QUALQUER PESSOA.

4 - É proibido o uso de aparelhos sonoros dentro do coletivo.

Isso quer dizer que você NÃO pode escutar som dentro do ônibus, a não ser que esteja usando fones de ouvido. Algumas pessoas não percebem, mas nem todos querem escutar a mesma música que você e isso é de extrema falta de educação. Se não tiver os fones, não escute nada.

5 - Se alguém oferecer ajuda com as bolsas, aceite.

Não tem coisa pior do que alguém se oferecer para carregar suas bolsas e ouvir uma negativa. É até embaraçoso. Não tenha medo pois ninguém que se oferece para carregar algo está pensando em te roubar. Ladrões não pedem, eles tomam. A não ser em caso de estar carregando algo extremamente quebrável, aceite a ajuda de outras pessoas.

6 - Fale baixo ao celular

Ninguém quer saber sobre seus assuntos. Fale o mínimo possível e em baixo volume. Todos agradecem.

7 - Não fiquem parados próximos das portas, principamente a de saída.

Infelizmente muitas pessoas acham que devem se acumular próximo da porta para não ficar dentro do ônibus e perder o ponto, o problema é que em vez das pessoas se encaminharem para lá próximo do ponto em que vão descer, elas vão se acumulando lá assim que entram no ônibus. Só que tem pessoas que querem descer antes e tem que atravessar toda aquela multidão que insiste em ficar entulhada na porta de trás.

8 - Caso esteja de pé no corredor, TIREM A MERDA DA MOCHILA DAS COSTAS.

O corredor é um local para passagem, e aquele casco de tartaruga que você carrega impede que outras pessoas transitem por ali. Ficou em pé e ninguém se ofereceu para segurar sua mochila? Tire ela das costas e a coloque de lado. Ou no chão entre suas pernas (caso não se importe com a sujeira). Mas nunca a deixe nas costas.

E você que anda de ônibus, tem algum outro tópico para indicar?

Marcas Technorati: ,,



blog comments powered by Disqus