Causos do cotidiano contados por mim mesmo

sexta-feira, agosto 29, 2008

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Hoje, dia 29 de agosto, é comemorado* o dia de combate ao tabagismo. Como diriam os comediantes stand-up, ta aí uma coisa que eu não entendo: Se o tabaco é altamente prejudicial, não só para quem consome ativamente, mas também para quem consome passivamente, como uma merda dessas é liberada?

Ou liberamos a porra toda ou não se libera nada. Cocaína só faz mal para quem usa e é proibido, então porque liberar a bosta do cigarro?

- Mas Bruno, o uso de cocaína afeta o cérebro do usuário, que fica mais propenso a cometer violência contra outras pessoas que não tem nada a ver com o assunto!

Mas isso a cerveja também faz e não existe campanha para a proibição da cerveja, correto? Poderíamos colocar no saquinho do pó o aviso: "Cheire com moderação".

Mas o tema desse post é o cigarro, essa maldição que fode com a vida de quem fuma e de quem não fuma também. Seria interessante a proibição do cigarro, assim reduziríamos muito o problema.

- Fala sério Bruno! Se proibir vão começar a traficar e o usuário de cigarro vai começar a fumar escondido!

E você quer coisa melhor do que isso? Se todos fumassem escondidos as pessoas que não fumam não seriam incluídas na estatística do cancêr causado pelo tabaco, assim como você não vê ninguém fumando maconha em praça pública, não veríamos ninguém fumando cigarros livremente por aí.

Mas já que a proibição é praticamente impossível, só me resta pedir aos fumantes que respeitem quem não fuma. Não fume no ônibus, não fume nas ruas, fume na sua casa, onde ninguém mais seria afetado pelo seu vício. Já que o vício é seu, seja egoísta e mantenha ele só para você.

PS: Eu ia colocar uma daquelas imagens que vem nos cigarros, mas quem não fuma não tem nada a ver com isso e não precisa ficar vendo aquelas imagens perturbadoras.

PS2: Fumar causa impotência sexual e sua mulher não vai gostar nada disso.

PS3: Não sou e nunca fui usuário de nenhum tipo de droga e não sou a favor do uso de nenhuma delas, mas acho que temos que proibir tudo ou nada, sem exceções.

*Eu acho muito estranho comemorar o dia de combate ao fumo. Será que temos que fazer festinhas?

Technorati Marcas: ,,



blog comments powered by Disqus