Causos do cotidiano contados por mim mesmo

sexta-feira, agosto 08, 2008

Jogos Olímpicos - A abertura

Não acompanhei toda a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos, apenas acompanhei alguns pedaços  e vi alguns comentários sobre o show que os chineses fizeram.

Apesar de eu não concordar com muitas coisas que tem acontecido na China (como vocês podem ver no post anterior) não posso deixar de dizer que os chinas sabem fazer uma festa. Foi realmente um show de cores, luzes e movimentos.

Mas na verdade nada disso me impressionou tanto, já que pela pequena apresentação que eles fizeram ao final da olimpíada de Atenas eu já sabia que viria um show nesta abertura. O que verdadeiramente me impressionou foi a história do molequinho que entrou junto ao Yao Ming na frente da delegação chinesa.

Se você assistiu a cerimônia você já deve saber do que se trata, mas se você não sabe eu vou resumir:

Um pouco antes dos jogos rolou um terremoto monstruoso em Sichuan (sudoeste da China) que deixou 90.000 vítimas (entre mortos e desaparecidos) e o molequinho (Lin Hao) estava dentro da escola onde por acaso ele é o líder da turma. O tremor deixou todos soterrados na escola e esse moleque que tem apenas 9 anos de idade ficou encorajando os amigos que ficassem cantando para que eles pudessem ser econtrados e resgatados. A tática deu certo e eles foram socorridos pelos bombeiros.

Mas não acabou por aí. Após ser socorrido o menino se recusou a ir para casa e ficou acompanhando o trabalho dos bombeiros, só saindo do local após todos serem resgatados. Quando eu ouvi a história eu chorei. Aliás, estou com os olhos marejados enquanto escrevo esse post e podem me chamar de baitola que eu não me importo.

Hoje Lin Hao é considerado um herói chinês e teve a honra de fazer parte da cerimônia de abertura. É pouco, mas ele vai ser lembrado para sempre, não apenas na China, mas também para todos que assistiram e acompanharam essa história.

Agora vamos parar de viadice e voltar com as besteiras nossas de cada dia.

Marcas Technorati: ,



blog comments powered by Disqus