Causos do cotidiano contados por mim mesmo

quarta-feira, agosto 06, 2008

O que a China tenta esconder com os jogos olímpicos

E já começaram os jogos olímpicos. O futebol, como sempre, inicia suas atividades antes mesmo da cerimônia de abertura, que por conta de uma frescura chinesa qualquer será no dia 08/08/2008 às 08hs08m08s.

Mas nem é sobre isso que eu quero falar e sim sobre os problemas que os chineses tentam esconder durante os jogos. Assim como o Brasil faz com a violência, os chineses tem feito com relação a poluição e a ocupação ilegal do Tibet.

O nível de poluição daquele país é assustador. Olhando para o céu na China você começa a achar São Paulo a cidade mais limpa do mundo. O número de poluentes que as fábricas chinesas jogam no ar é absurdo e o que eles fazem para resolver o problema? Simplesmente nada. Ao invés de criar uma forma de diminuir a poluição para sempre eles simplesmente fecharam algumas fábricas apenas durante o período olímpico e promoveram, além de um rodízio de veículos, uma proibição de ingresso para veículos de outras localidades que não Pequim. Mas depois dos jogos tudo volta ao normal.

Mas isso tudo é fichinha perto do que é feito com quem tenta se manifestar contra a ocupação do Tibet. Pessoas são presas, surradas ou simplesmente desaparecem após realizarem qualquer tipo de manifestação. Inadimissível. E para transmitir um ar de democracia, resolveram reservar áres especiais para as manifestações, sendo que essas áreas ficam muito distantes do centro de Pequim, onde mais pessoas poderiam acompanhar as ações. Isso sem falar que é preciso enviar um pedido para a polícia com 5 dias de antecedência e alguns boatos já dizem que grupos que fizeram esses pedidos informando o teor da manifestação foram presos antes mesmo de realizar a mesma.

Sei que o Brasil tem diversos problemas e não é necessário escondê-los e sim resolvê-los, mas o que acontece na China é vergonhoso ao extremo.

Nunca na minha vida eu torci tanto para os Estados Unidos como irei torcer para que ganhem o maior números de medalhas de ouro possíveis, só para os Chineses não terem o gostinho de serem os primeiros no quadro de medalhas, já que esse é o maior objetivo deles durante os jogos e não podemos negar que os únicos capazes de batê-los são os americanos.

Pena que a indicação de países para a realização de competições seguem um critério político, senão um país como a China não teria jamais a honra de abrigar uma competição desse porte.

Marcas Technorati: ,



blog comments powered by Disqus