Causos do cotidiano contados por mim mesmo

quarta-feira, agosto 27, 2008

Pitacos (atrasados) sobre as olimpíadas

Eu sei que já se passou quase uma semana do fim das olimpíadas, mas o tempo - ou a falta dele - não me deixou comentar isso na época.

Assistindo as transmissões (não muita coisa ao vivo, já que de madrugada eu não iria assistir nada mesmo) reparei que mulheres e homens são tratados de formas diferentes pelos comentáristas, narradores e até pela população. Exemplo:

Seleção masculina de futebol eliminada pela Argentina: Covardes. Se apequenaram frente à seleção dos hermanos. Envergonharam a nação.

Seleção feminina de futebol derrotada pelos Estados Unidos: Guerreiras. Sem o mínimo de apoio do governo chegaram até a final e lutaram. Infelizmente perderam, mas estão no caminho certo.

Rátomanocu! Quer dizer que perder para o nosso maior rival, que tem ótimos jogadores é vergonha e a seleção feminina que tem a melhor jogadora do mundo e perde para a seleção americana que está em reformulação é formada por guerreiras?

Outra coisa que me irritou profundamente foram os programas de mesa redonda que só falavam no fiasco que foi a participação brasileira, que os atletas não fizeram jus ao nome, que era obrigação ganhar ouro em algumas modalidades, etc.

Eu não estou muito certo, mas em todas as modalidades os brasileiros tinham adversários, correto? Então quer dizer que quando perdermos é porque fomos incopententes e não os adversários que foram superiores? Esse pensamento não é meio soberbo?

O Brasil ganhou poucas medalhas? Dentro do que esperávamos sim, mas podemos dizer que a participação foi vergonhosa? Na minha opinião não, pois prefiro sempre louvar os adversários. Se eles ganharam de nós é porque são melhores.

O único atleta que eu acho ter sido uma vergonha foi o Diego Hypólito. Não por ter perdido, já que ele também tinha adversários, mas por ter caído de bunda no chão. O cara treina desde que saiu do ventre da mãe, então a obrigação dele era fazer todos os exercícios direito. Mesmo que não conseguisse medalha nenhuma, mas ficar em pé era obrigação dele.

E as transmissões? O Sportv teve quatro canais durante as olimpíadas. Um show de imagens, correto? Mas para que tantos canais se durante um jogo de tênis, por exemplo, eles separavam a tela para mostrar o jogo de handebal que estava passando em outro canal? Se eu estou assistindo o tênis é porque eu quero ver o tênis diabo, e não uma tela cortada ao meio. E se eu cansar de ver o tênis eu mudo de canal e vou assistir a outra transmissão.

Agora vem aí as paraolimpíadas e provavelmente os comentários serão diferentes, já que pelo fato de os participantes terem algum tipo de deficiência os comentaristas não podem dizer que eles foram uma vergonha. A lei do politicamente correto, sabe? Serão todos guerreiros, não importando o resultado.

Lembrando que eu também dou valor para esses caras, já que tem gente sem braço que nada 100 metros enquanto eu inteirinho não sei nem nadar cachorrinho. Eu sou uma vergonha para esse país.

Marcas Technorati: ,



blog comments powered by Disqus