Eu não sou publicitário e nunca tive desejo de ser. É uma profissão que exige muito da criatividade e nem sempre a minha resolve aparecer. Ela é tipo o cometa Halley.
Só que o problema é que tem muita gente que não tem esse tipo de julgamento e se acha o rei da criatividade, se forma em publicidade e começa a exercer a profissão. E ainda enchem o peito pra dizer: "Eu sou publicitário, suck it!".
Mas são poucos que tem o direito de serem realmente considerados publicitários. A maioria vomita qualquer coisa e diz que fez um trabalho de gênio. Vamos começar com os exemplos. O cara (ou os caras, ou as mulheres) que fizeram este comercial:
Don't worry, about a thing, because every little crap, is crap, crap, crap...
Eu já vi comerciais piores, tipo o do garoto que quer cagar na casa do Pedrinho, mas pelo menos o do Pedrinho cumpre o objetivo do produto que é colocar cheirinho gostoso na sua merda. Mas esse comercial do Palio é estúpido. Onde diabos nós moradores de cidades grandes vamos andar em algum lugar onde nosso carro vai atolar? E mesmo se atolar na marginal tietê em um dia de muita chuva por exemplo, de onde diabos surgirão crocodilos, cobras, macacos ursos e o escambau para não te deixar sair do carro?
- Mas Bruno, eu posso querer fazer rally e atolar o carro na lama.
Para isso você iria comprar um jipe e não um Palio Weekend, correto?
Mas não pararam por aí. Fizeram esse outro aqui:
Vampiros? VAMPIROS?! Tá de sacanagem comigo cumpádi?
Um comercial deve dar vontade nas pessoas de comprar as coisas e esse não me dá vontade de comprar nenhum dos dois carros, porque eu nunca vou passar por isso na minha vida. Se eles talvez fossem mais normais, tipo: "Olha como o novo Palio melhor. Ficou mais bonito, linhas arrojadas, mais espaço interno, bluetooth, etc, etc. E olha só! Se por acaso você atolar, ele ainda sai de lá.".
Se o cara faz um comercial de um carro que desvia de bala, é anti-sequestro relâmpago e escapa de policiais malucos que saem atirando por aí eu compraria o carro, mas se a única coisa que ele faz de diferente é desatolar quando eu estiver cercado de animais e vampiros, eu dispenso.
Mas os errados não são os publicitários que fazem esse tipo de comercial e sim quem aprova e paga por esse tipo de publicidade. Por isso que prefiro ficar escrevendo besteirinhas no meu blog e não me meto a fazer coisas que eu não entendo.
Causos e cousas, sempre se metendo aonde não é chamado.