Causos do cotidiano contados por mim mesmo

terça-feira, outubro 07, 2008

Câncer de Mama

Tempo para um post sério e sem ironia escondida. Se bem que os meus posts irônicos támbém são vistos como sérios, então nem vai fazer diferença, vide o último sobre cabelos serem itens desnecessários.

Mas voltando ao post de hoje que trata de um assunto muito sério e que muitas mulheres acabam deixando pra lá. O câncer de mama é uma doença muito séria, que pode até matar se não for diagnosticado e tratado a tempo, ou na “melhor” das hipóteses a mulher pode ter a mama amputada. E o mais incrível é que fazer o auto-exame é muito fácil, mas mesmo assim existem mulheres que não sabem como fazer. Se você mulher que está lendo esse post é uma dessas pessoas, a Gabi postou um passo a passo de como se auto-examinar, o que torna a prática muito mais fácil. Clique aqui e aprenda como fazer o auto-exame.

Eu particularmente gosto de dar uma dica. Muitas mulheres não conhecem suficientemente o seu próprio corpo e não sabem diferenciar a glândula mamária de um caroço estranho, então eu sempre digo: Faça o auto-exame, prestando atenção em todos os toques, verificando a textura e outras coisas mais, conheça bem o seu corpo e depois disso faça uma mamografia para checar se está tudo bem. O exame deu negativo? A partir de agora você já vai saber quando encontrar algo diferente e vai poder se cuidar melhor.

Aí você me pergunta porque eu estou postando isso. Estou postando porque o mês de outubro foi escolhido como o mês de combate ao câncer de mama, onde devemos conscientizar todas as mulheres que conhecemos – e as que não conhecemos também – a verificarem como anda a saúde, pois mesmo sendo uma doença de simples diagnóstico, muitas mulheres ainda sofrem desse mal. Fale com a sua mãe/namorada/esposa/irmã/amiga. Não custa nada e vai fazer um bem danado para todos a sua volta.

Lembrando que não é porque a campanha é no mês de outubro que depois disso é deixar pra lá. Faça do auto-exame uma rotina mensal.

É isso aí. Lá em casa todas as mulheres – mamãe, irmã e namorada - estão avisadas e estão se cuidando, vamos aumentar ao máximo esse número.

E aproveitem e usem camisinha, porque a AIDS também não é legal.

Causos e Cousas, sempre terminando posts de forma sensata.

Technorati Marcas: ,



blog comments powered by Disqus