Causos do cotidiano contados por mim mesmo

segunda-feira, novembro 03, 2008

Jabás e os 50 piores blogs do Brasil

Eu não me incomodo, como a maioria das pessoas, quando aparecem posts publicitários em blogs. Acho que se o cara (ou a mulher) tem um bom blog que gera um bom tráfego, nada melhor do que aproveitar essa situação e ganhar uma grana. Mas uma coisa me perturba: Quando o(a) blogueiro(a) tenta mascarar o jabá.

Nesses últimos dias, em vários dos blogs que eu acompanho, tem rolado o vídeo do comercial do novo ford focus (sem link ok?) e todos dão uma desculpa para poder postar o vídeo: “Achei interessante a música”, “Gosto muito da letra desse som”, “Estava pensando em trocar de carro quando topei com esse vídeo”.

Eu não vi o vídeo em nenhum dos posts, mas estava em casa assistindo a um jogo e no comercial o vídeo em questão passa.

Nunca tinha visto algo tão sem graça na vida. Não que o comercial seja muito ruim, mas é só simples e não merece 1/3 da atenção que foi dada a ele pelos blogs. Provavelmente a discrição foi pedida pela agência, mas eu acho que é meio um desrespeito com os leitores tentar enganá-los desse jeito. Até porque o post soa totalmente falso.

Eu duvido que alguém se incomode caso exista algum aviso que diga que se trata de um publieditorial, palavra que eu acho estúpida, mas é menos pior do que tentar fazer que as pessoas acreditem que o cara está postando aquele vídeo porque ele realmente o achou bom.

E além disso temos também a segunda edição dos piores blogs do Brasil, feita pelo Noronha. O mimimi já começou, ou está para começar. O engraçado são as pessoas levarem a sério esse tipo de coisa. Em primeiro lugar, se fosse uma lista séria o meu blog estaria lá e depois, muitas das indicações, principalmente dos blogs mais conhecidos, foram feitas nos comentários o que significa que não é só o dono do blog que acha os blogs ruins.

Não que eu concorde ou discorde da lista, mas a maioria das reclamações da galera é em relação a quantidade de jabás que são postados por esses blogs, o que realmente perturba um pouco, mas o problema pelo menos para mim, não é quantidade de jabá, mas sim a pouca quantidade de posts que não são jabá. Eu já cheguei ao cúmulo de ler quatro posts seguidos que eram publicidade, aí fica difícil né?

E para dar um ponto final, gostaria de dizer que jabá não incomoda, mas pelo menos não tentem disfarçar o mesmo. E criem conteúdo em proporção maior a quantidade de publicidade, pois foi o conteúdo que fez vocês terem a quantidade de leitores que vocês tem hoje em dia e eu acho que vale a pena tentar manter esses leitores.

Technorati Marcas: ,



blog comments powered by Disqus