Causos do cotidiano contados por mim mesmo

segunda-feira, novembro 24, 2008

A Oi é uma merda, simples assim

Atenção: Este post não vale a pena ser lido, é apenas um desabafo meu. Vou narrar os problemas que venho passando com essa companhia que se diz simples e que dá liberdade para o consumidor, mas infelizmente eu não devo ser considerado um consumidor, já que não venho sendo tratado muito bem.

Moro no Rio como todos já sabem e sou cliente da Oi (antiga Telemar) meio que por obrigação, já que era a única companhia de telefonia fixa do Rio de Janeiro e algum tempo depois resolvi aderir à telefonia móvel e comprei um celular da revolucionária Oi.

Na época todos os telefones eram bloqueados e você tinha obrigação de fazer um contrato de 12 meses e todas aquelas coisas. De lá pra cá troquei de aparelho algumas vezes mas sempre continuava com o mesmo plano e depois de algum tempo a proposta tentadora: Porque não aderir ao Oi Conta Total? Eu teria telefone fixo, celular e internet pagando apenas uma conta, que seria bem mais atraente do que as três separadas que eu pagava. Tentador né? E foi o que eu fiz.

Tudo corria muito bem até a Oi começar com o papinho de liberdade e desbloqueio grátis. “Vá a qualquer loja e desbloqueie o seu Oi de graça”. Seria muito bom, já que eu estava querendo trocar de aparelho (O V3 já estava enchendo o saco) e seria mais fácil vender um aparelho desbloqueado. Fui à loja da Oi na primeira vez e não consegui desbloquear, porque “…a motorola não liberou ainda o código, o sr. teria que voltar daqui a trinta dias.”. Sem problemas, eu não tinha pressa de desbloquear, já que eu não iria trocar de número e nem de operadora.

Trinta dias depois lá estava eu de novo, para mais uma negativa, já que teria que ir a uma loja da motorola com um voucher que a Oi iria me dar, mas que estava sem naquele momento, então eu teria que voltar um outro dia.

Resolvi desistir. Quer saber? Quem iria comprar uma porcaria de um V3 velho?

Mas esse foi apenas o começo, já que o verdadeiro problema começou em julho desse ano e com uma ajuda do (ou dos?) Correios. Como estavam em greve, as correspondências não chegaram, então eu tive que imprimir uma segunda via da conta e fiz o pagamento, no valor de R$ 157,45. Um mês depois, greve terminada e as encomendas atrasadas começam a chegar e ao chegar uma conta em Agosto, minha mãe resolveu paga-la e eu só me dei conta do equívoco muito tarde e aconteceu a merda. Duas contas de julho pagas. Mas o problema era de fácil resolução correto? Ligar para a Oi, comunicar o pagamento em duplicidade e ter o desconto na conta de agosto, mas aí a porca começou a torcer o rabo.

Ao ligar para a Oi recebi a informação de que teria que pagar a conta de Agosto integralmente, no valor de R$ 163,20, que o desconto viria na conta de setembro. Não era o que esperava, mas resolvi pagar a conta de agosto, ou seja, gastei R$ 320,65 em um único mês, mas teria o desconto no mês seguinte. Mas surpreendentemente – agora eu sei que não deveria usar essa expressão em se tratando da Oi – a conta de Setembro veio integral e com reajuste! R$ 169,35 (os R$ 0,35 seriam dos juros por ter feito o pagamento da conta de agosto em atraso) foi o valor. Na mesma hora que recebi a conta liguei para a Oi e expliquei tudo o que tinha acontecido e disse que essa conta eu não iria pagar, já que teria que receber o desconto de R$ 157,45 que foram pagos em duplicidade, o que daria um total de R$ 11,55.

E a cada vez que eu ligava recebia um número de protocolo e um prazo de cinco dias úteis para a solução, que nunca vinha e depois de um tempo comecei a receber ligações da Oi dizendo que em tantos dias meu telefone seria cortado e meu nome poderia ser enviado para o serviço de proteção ao crédito, sendo que eu iria pagar por um erro deles. Fui extremamente paciente e educado, tentando não tratar mal nenhum dos atendentes, pois infelizmente eles não recebem o treinamento ideal para desempenhar a função, então são os menos culpados. Ou não.

Divago. Depois de mais alguma ligações o atendente disse que eu tinha a razão e que pediria uma segunda da conta de setembro com o valor corrigido. Dias depois recebi uma conta no valor de R$ 0,35. O valor era estranho, mas resolvi ágar mesmo assim e ver o que aconteceria no mês seguinte, outubro.

E chega a conta de outubro. O valor? R$ 338,00, ou seja, apenas retiraram R$ 169,00 de setembro e jogaram para outubro. Desconto de conta paga em duplicidade? Passou longe.

E lá vou eu ligar para o atendimento da Oi pela tricentésima vez e recebo mais um número de protocolo e mais um prazo de cinco dias úteis, mas dessa vez eles fizeram algo: Cortaram meu telefone no dia primeiro de novembro e desde então estou no estilo pai de santo. Só recebo. Até tentei cancelar o plano e alterar o meu telefone para pré-pago enquanto resolvia a situação, mas recebi a informação de que como estou inadimplente não posso fazer essa alteração. Dessa vez eu cheguei a rir da atendente tamanho o absurdo, mas a partir daí vi que não conseguiria resolver nada amigavelmente e resolvi entrar com uma representação no PROCON-RJ.

A quem interessar, seguem os números de todas as solicitações que eu fiz durante esse tempo:

19842403312 / 19879253215 / 110188986771 / 110224859204 / 110382182010 / 110464241802 / 110568314244 / 110738375833 / 110890563108 / 111074922340

Todas estas solicitações estavam registradas no canal do cliente, onde eu acesso com meu número de telefone e uma senha, mas como passe de mágica, um dia após eu enviar um e-mail para a Oi dizendo que eu entraria com uma ação contra eles, todas as solicitações sumiram como num passe de mágica, restando apenas uma mensagem de que não foram encontradas solicitações para o meu telefone nos últimos três meses, sendo que a maioria das solicitações são em outubro de novembro. Sorte minha que dias antes eu havia impresso esta página para poder anexar ao processo que eu já estava pensando em entrar contra eles.

Por fim estou esperando o resultado do processo, que sai nesta sexta-feira, dia 28/11/2008. Assim que tiver uma posição coloco o resultado aqui neste mesmo post.

A única coisa que eu aconselho a todos que moram no Rio de Janeiro ou em qualquer lugar onde a Oi ofereça seus serviços: Fujam dessa empresa, pois quando precisamos de um mínimo de atenção deles recebemos desprezo. Vou cancelar todos os meus contratos com esta empresa e contratar uma outra empresa que não vou citar aqui para não dizerem que estou fazendo propaganda.

Adeus Oi, só sinto dizer que não foi nada bom enquanto durou.

UPDATE 1: O PROCON-RJ fez o favor de extraviar a minha documentação e a solução do problema deve ser um pouco mais demorada. A próxima data que eu tenho é a de 15/12/2008, mas prometeram me ligar antes com a resolução do problema. Estou na espera.

UPDATE 2: 09/12/2008, dia de recorrer à Anatel. Prazo de 5 dias úteis para resposta.

UPDATE 3: 12/12/2008, recebi ligação da Oi dizendo que está refazendo a conta cobrada indevidamente e está mandando a segunda via. Agora é esperar. Também prometeram desbloquear meu celular nesse mesmo dia, mas não o fizeram.

UPDATE 4: 15/12/2008, retornei mais uma vez ao Procon e recebi a confirmação da conta refeita. Agora tenho que aguardar a nova conta chegar.

UPDATE 5: 17/12/2008, recebi ligação da própria Oi para falar sobre o cancelamento do plano que eu pedi. Tudo cancelado.

E parece que se acabou o martírio.



blog comments powered by Disqus