Causos do cotidiano contados por mim mesmo

terça-feira, dezembro 09, 2008

Campanha alemã contra o excesso de bebida pode ser uma boa

Campanhas contra o consumo excessivo de bebidas acontecem em qualquer lugar, mas infelizmente ainda tem muita gente que não dá a mínima e “enche o pote”. Aqui no Brasil temos a lei seca que reduziu drasticamente o número de pessoas que bebiam e pegavam o volante, até porque as penalidades são severas.

Mas o problema da bebida em excesso não é só o fato da pessoa dirigir depois disso. Comas alcóolicos e outras complicações de saúde podem atacar quem bebe demais e é nesse ponto que foca essa nova campanha realizada na Alemanha. Ao entrar no site da campanha (em alemão, obviamente) você encontra vídeos, wallpapers e diversas outras informações. Uma delas, muito boa, são aquelas bolachas que são usadas para apoiar a bebida. Eles usaram imagens que mostram de um lado a reação de pessoas que bebem com moderação e do outro o efeito que a quantidade excessiva de álcool pode ter. Além do problema de saúde tem sempre o lance da humilhação que a pessoa bêbada pode passar. Dá uma olhada em uma das bolachas:

 

Bebe maldito!

Lógico que as pessoas vão usar apenas o lado do bem para apoiar o copo, mas só o fato de eles verem por um momento as imagens degradantes, pode fazer com que eles repensem a quantidade que vão consumir.

A grande preocupação dos alemães é com os jovens, que ingerem quantidades muito altas de bebidas e acabam prejudicando a sua saúde e perturbando as pessoas à sua volta. Se vai dar certo? Só o tempo dirá, mas boas idéias não podem ser desprezadas e eu achei essa uma ótima idéia.

Aproveito para lembrar para a galera que se amarra numa bebidinha: Aprecie com moderação e se for beber, não dirija.

Eu peguei a notícia no G1, que como sempre não linkou a origem.



blog comments powered by Disqus