Causos do cotidiano contados por mim mesmo

terça-feira, dezembro 23, 2008

Clique aqui, mesmo que eu tenha que apelar para isso!

Não, eu não estou quebrando nenhuma regra do google, mas é mais ou menos isso que eu entendo quando vejo esses banners na maioria dos sites que eu visito e provavelmente nos anúncios que aparecem aqui no blog também.

Os caras que criam os anúncios querem fazer algo que faça com que as pessoas cliquem, mesmo que não seja nada de interessante para elas. Antes as pessoas clicavam em qualquer coisa, mas hoje os orkutianos estão um pouquinho mais inteligentes e não clicam em qualquer coisa que pisca na frente da cara deles. A solução para aumentar os cliques? Fazer o usuário interagir com o anúncio. E foi assim que surgiram os banners interativos. Você passa o mouse em cima e alguma coisa acontece. Isso chama a atenção do internauta e pode fazer com que a pessoa clique naquele anúncio.

Só que aí as empresas que anunciam ringtones grátis começaram a apelar muito mais, fazendo joguinhos no banner. Acerte o pombo e ganhe ringtones. Molhe a camisa da garota e ganhe ringtones. E aí os orkutianos começaram a clicar como doidos.

Parece que a espécie orkutiana evolui de tempos em tempos, pois não tenho mais visto esse tipo de anúncio, sinal de que eles não rendem como antes. Ainda tem muito por aí, mas não com a frequência que eu via. Mas os banneiros não sossegam. Agora é vez desse banner pipocar em tudo que é canto:

Isto não é um anúncio, tanto que se você tentar clicar não acontece nada.

E vemos mais uma tática espertinha para fazer as pessoas clicarem. Todos sabem que a Paris é uma patricinha burra que vive do dinheiro da rede de hotéis da família, adora mostrar a calcinha (ou a falta dela), filmar suas estripulias sexuais para jogar na internet e a única frase que ela sabe falar é “That’s hot!”. Aí o orkutiano pensa: “Se a Paris Hilton tem 120 de qi eu devo ter muito mais!”. E o que o cidadão faz? Ganhou um doce quem disse que ele vai clicar para conferir o qi dele também. Eu não sei nem se realmente se isso leva para algum teste de qi, pois eu não cliquei, mas imagino que seja mais um daqueles sites caça cadastro, para conseguirem seus dados e te infernizarem para o resto da vida.

Só resta saber se quando a raça orkutiana evoluir mais um pouquinho, qual vai ser a nova tática dos banneiros.

Alguém tem alguma idéia?

Technorati Marcas: ,



blog comments powered by Disqus