Causos do cotidiano contados por mim mesmo

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Consumidores

Fim de ano batendo na portinha e já é hora de começar a comprar os presentinhos para a família. Shoppings lotados, lojas de rua repletas de pessoas correndo atrás daquela promoção de última hora.

E para mim toda essa movimentação é um suplício, pois eu ODEIO fazer compras. De qualquer tipo. Comida, roupas, brinquedos, lembranças, presentes, eu odeio frequentar lojas. Eu sei que não sou só eu. Muita gente também não gosta e eu me surpreendo quando vejo pessoas que gostam de fazer compras.

A única parte boa de sair para as compras de fim de ano é poder analizar os diferentes tipos de consumidores:

O prático – Esse já sabe o que vai comprar. Sai de casa com o endereço da loja, o valor do produto e o dinheiro contadinho. Chega, entra, compra, paga e sai.

O enrolado – Leva a família inteira para as compras, principalmente os seis filhos que tem diferença de um ano de idade entre eles. Entra apenas na C&A, Casas Bahia e Leader Magazine. Enquanto o marido e a mulher vão vendo os produtos e perguntando que diabos é garantia estendida os filhos fazem o diabo na loja, deixando os funcionários e os outros clientes loucos. Acabam comprando aquela tv de 29” parcelada em 24 vezes e uma peça de roupa para cada criança, “Para usar no ano novo”.

O vitrinista – Olha todas as vitrines e não compra nada. Acha tudo muito caro ou muito feio. Na verdade esse só vai ao shopping para tirar foto perto do Papai Noel e da decoração das lojas.

O chato – Entra em todas as lojas, experimenta tudo, pergunta sobre tudo, pede descontos em tudo e acabam saindo sem comprar nada. O terror dos vendedores.

O namorado – Enquanto a namorada vai vendo tudo e querendo tudo, o namorado só vai atrás elogiando e carregando as bolsas, afinal é para isso que ele está ali e não para dar opinião, correto?

O pobre – Compra tudo no cartão e com o dinheiro do 13°. Deixa a família inteira feliz mas já se endivida para o ano vindouro inteirinho. Mas o importante é ver o sorriso no rosto do moleque que pediu aquele carrinho que ele vai quebrar em duas semanas né?

E tem o consumidor Bruno, que prefere comprar pela internet para não ter que sair de casa. O problema é quando chega algo com defeito, aí é mais dor de cabeça.

E você é ou já reparou mais algum tipo de consumidor diferente? É só enviar nos comentários.

PS: E por falar em comentários, tem gente com dificuldade para comentar. Mais alguém? Favor utilizar o formulário de contato e detalhar qual o problema.

Technorati Marcas: ,,



blog comments powered by Disqus