Causos do cotidiano contados por mim mesmo

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Saiba como retirar o seu pen drive com segurança, mesmo que o Windows não queira deixar

Este post foi motivado porque muitas pessoas que eu conheço estavam com essa dúvida e eu mesmo já tinha passado por essa situação várias vezes, então resolvi dar uma pesquisada e achei a solução, que compartilho aqui com todos vocês.

Eu não sou tão velho, mas quando comecei a conhecer computadores eles não tinham esse glamour de hoje. Internet era apenas discada e isso era o maior barato na época. Para transportar documentos ou programas de um pc para outro era necessário usar um disquete de 1,44”, coisa que hoje se alguém falar que ainda usa todos em volta olharão para essa pessoa com cara de “Hã?”

Hoje em dia temos a facilidade – e bota facilidade nisso – de poder usar um pen drive e carregar tudo de um lado para o outro. Teu pc pifou e tu precisa imprimir aquele documento? Vai na lan house, espeta teu pen drive lá e manda imprimir. Entre outras coisas sempre úteis.

Só que nem tudo são flores. Muita gente não sabe, mas para se retirar um pen drive do computador, não basta apenas puxá-lo, é preciso retirá-lo com segurança, para que dados não sejam perdidos ou o próprio pen drive não seja inutilizado. Como fazer isso? Na verdade até é fácil. Assim que você espeta o seu pen drive no pc, um ícone irá aparecer na barra de tarefas (aquela ao lado do reloginho do windows).

montagem tosca feita no paint

Para retirá-lo é muito fácil: Clique com o botão esquerdo do mouse (o esquerdo mesmo, pois o processo é mais rápido) e aparecerá a seguinte mensagem:

Em caso de mais dispositivos instalados eles aparecem um em cima do outro

Feito isso clique novamente com o botão esquerdo em cima da mensagem e se tudo der certo, a mensagem que aparecerá é essa:

Feito isso retire o seu pen drive e seja feliz.

Mas com o Windows sempre tem um porém, sempre tem. O porém é que de vez em quando o windows fica “rodando” alguma aplicação que te impede de retirar o pen drive de forma segura e a mensagem apresentada é mais ou menos “Seu dispositivo não pode ser retirado com segurança, tente novamente mais tarde”, só que esse mais tarde nunca chega e você é obrigado a puxar o pen drive de qualquer jeito e rezar para que nada seja corrompido.

Mas os seus problemas acabaram, pois alguém resolveu criar um programa chamado unlocker, que faz o seguinte: Ele fecha todas as aplicações que fazem com que o dispositivo usb não seja retirado com segurança, feito isso é só você repetir o processo lá de cima e retirar o seu pen drive com tranquilidade.

O programa você consegue nesse site (em inglês) e o download direto você faz nesse link (na instalação você pode escolher português) e o uso dele é muito fácil. Depois de instalado o unlocker, vá ao windows explorer, clique com o botão direito no seu pen drive e a opção “unlocker” estará no meio das outras. Clique nela e aparecerá uma janela com todos os aplicativos que estão sendo usados por aquele dispositivo e a opção de bloquear todos. Faça isso e depois feche a janela, tente agora retirar o pen drive de forma segura e voilá!

Espero ter ajudado alguém.

Technorati Marcas: ,



blog comments powered by Disqus