Causos do cotidiano contados por mim mesmo

quarta-feira, março 11, 2009

A treta de Ronald Rios com a Skol

Autor: Bruno Santos

Todos já estão sabendo do que aconteceu, então não preciso entrar nos detalhes. Para resumir aconteceu o seguinte: A skol lançou uma propaganda com os comediantes Rafinha Bastos e Danilo Gentili, onde eles contam alguns casos embaraçosos mas que no futuro serão motivos de riso. No final da propaganda os telespectadores são convidados a enviarem seus próprios casos para, quem sabe, ir parar na tv (o caso, não o telespectador).

Aí o Ronald resolveu fazer uma paródia do comercial e colocou no ar, com a pequena diferença de que ele resolveu contar casos trágicos ocorridos com pessoas que beberam em excesso, mas usando o mote da campanha que era “Um dia você ainda vai rir disso tudo.”.

Rapidamente a sátira se espalhou e a agência responsável pelo anúncio da skol pediu que o vídeo do Ronald fosse retirado do ar, sob alegação de uso indevido da marca do cliente deles.

Aì é que o bicho começa a pegar. Se eles convidam as pessoas a fazerem sua própria arte, porque acabam censurando quando isso é feito? Por mais discutível que seja a abordagem dada pelo Ronald no vídeo dele, não acho certo o que foi feito.

E como sempre acontece, isso acabou sendo um tiro pela culatra, já que o vídeo do Ronald (já devidamente censurado) já está sendo mais visto que os vídeos da campanha original e a galera online já começou um certo boicote, prometendo beber apenas Itaipava daqui para frente (o que não me inclui, já que eu não bebo mesmo).

Algumas opiniões dadas:

Marcos do Hedonismos

Nigel Goodman

A explicação do próprio Ronald sobre o caso

A polêmica está lançada. Até quando é justificável esse tipo de censura? Ou nunca é justificável? E até que ponto a sátira do Ronald poderia prejudicar a empresa?

Lembrando que em outros países é comum satirizarem comerciais famosos. Até em programas mundialmente famosos como o Saturday Night Live a prática é corriqueira.

Technorati Marcas: ,,



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