Causos do cotidiano contados por mim mesmo

quinta-feira, agosto 20, 2009

O errado seria eu?

Autor: Bruno Santos

E mais uma polêmicazinha nessa internet de meu deus. Dessa vez o programador Vinícius, mais conhecido como Kmax, encontrou uma falha no site da Telefônica que permitia que fossem divulgados dados dos clientes como nome, telefone, cpf e telefone.

Daí o cara resolveu criar um site onde qualquer um poderia acessar esses dados, ocultando algumas coisas. Ele divulgou o site no twitter, para que qualquer um que tivesse a intenção de acessar pudesse fazê-lo. A Polícia Federal descobriu, foi atrás do cara, apreendeu todos os computadores dele e o cidadão ainda foi indiciado e corre o risco de pegar quatro anos de prisão.

Até aí tudo bem, já que segundo me consta isso é procedimento padrão. Você comete um crime, a polícia vai atrás de você, te ficha e você tem é julgado. Inocente? Volta pra casa e seja feliz. Culpado? Vira mocinha na cadeia. Acontece com todos que fazem coisas erradas e são pegos e até com alguns que não fazem nada e são pegos de “bucha”.

Mas a parte boa foi o tanto de gente que saiu em defesa do “hacker”. E muita gente que eu considerava bastante. Os argumentos mais estúpidos foram usados para inocentá-lo. As mesmas pessoas que se indignaram por os atos contra o Sarney terem sido arquivados foram em defesa de um cidadão que confessou ter feito tudo o que estão acusando ele.

O que disse o hacker? “Prestei uma ajuda gratuita ao mostrar à Telefônica a brecha do sistema deles.”. E porque não comunicar à empresa que tinha achado a brecha em vez de abrir os dados para qualquer pessoa? “Não entrei em contato porque não sabia como.”. Fala sério né amiguinho. Quer dizer que não existe um fale conosco no site da Telefônica? Vou dar uma dica: Entre na página da empresa e lá no rodapé tem um telefone da central de relacionamento. Devem ter outras opções, mas essa já é alguma coisa né? Ou quem sabe acessando a área de atendimento deles? Tem até opção de sinal de fumaça por lá.

A minha opinião se ele é inocente ou culpado? Não tenho opinião, até porque somos todos inocentes antes que se prove o contrário, mas daí a defendê-lo com unhas e dentes como se fosse um injustiçado eu já acho um pouco demais. O cara fez merda, quis aparecer pra dar uma de fodão e agora tem que aguentar as consequências. Se eu fosse cliente da Telefônica estaria muito puto com esse babaca por liberar meus dados na internet. E nem venham dizer que o erro foi da Telefônica e não dele. Foi dele sim, pois sites com falhas de segurança aparecem aos montes, mas as pessoas que descobrem costumam fazer duas coisas: Ou te roubam de uma vez ou entram em contato com a empresa para avisar da falha e quem sabe até vender uma solução. Eu colocaria o kmax na primeira categoria. Não roubou, mas deve ter facilitado a quem queria.

E outra coisa: Não é porque você conhece uma pessoa que ela automaticamente pode fazer a merda que quiser e virar um injustiçado por isso. Fez merda? Pague.

Technorati Marcas: ,



blog comments powered by Disqus